terça-feira, 30 de novembro de 2021

Amor que floresce

"Quando nos sentimos desamparados , 

não se esqueça que temos o sol a nascer, 

mesmo que pareça o fim, 

A energia compartilhada

cada gota que cai do orvalho, 

molha um solo fecundo, 

cada sentimento que brota 

tem um objetivo mais profundo, 

que essa existência sirva 

para que possa entender 

que o amor que sentimos 

sempre terá barreiras a vencer, 

cada luta cada, desespero 

serve para amadurecer 

esse frondoso tronco 

da arvore do viver.  

nunca perca a fé no que está por vir

e se lembre que sua missão

é fazer a flor se abrir."

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Me conquista sem protocolos

     Em uma geração onde tudo é extremamente burocrático, com dizeres prontos, com fórmulas certas e mágicas de conquistas, com jogos de amor e de azar, com cartilhas do que se pode e o que não se pode fazer e falar para se conquistar alguém, com lemas pesados sobre pisar, humilhar, sumir, fugir, eu me dei de cara com você. Você chegou sem nenhuma frase pronta, sem nenhum encontro perfeito, com promessas, mas sem pensar demais. Você simplesmente chegou. Solto, livre, leve, sorrindo, querendo que eu chegasse na sua vida também. Chegou me mostrando o que era conquistar sem burocracias, chegou se abrindo, mostrando quem você era, até as partes que você considerava serem ruins. Chegou me perguntando tudo que você queria saber sobre mim, e me olhava tão fundo como se quisesse reconhecer minha alma pelo meu olhar. Me desconcertou, logo eu, tão bem resolvida de mim. Me mostrou quem era, e que queria ser uma pessoa cada vez melhor a partir dali. E nada foi como tantas pessoas planejam e juram ser o padrão de funcionamento bom de uma relação. E foi ali, e assim, que você me conquistou. Não existiam regras, nem dizeres prontos e pensados. Não existia o padrão de sexo, ele foi até muito além disso. Não existia a história que podia ser contada ou não, nem a opinião que podia ser dada ou não. Não existia medo de julgamento, muito menos de falar não, ou de nos demonstrarmos extremamente dispostos a estarmos um com o outro quando bem quiséssemos. Não existia medo de dar certo, muito menos fuga por estarmos nos sentindo tão conectados em tão pouco tempo. Não existia sumiço sem justificativa, não existia demorar a responder de propósito. Não existia esconder a saudade, esconder o sentimento, a vontade. Não existia o tempo certo de fazer qualquer coisa. Existia apenas nós. Dois seres humanos abertos, que odiavam a burocracia existente no momento em que vivíamos, que queriam se permitir. E estamos aqui, nos permitindo, cada dia mais. Com leveza, com carinho, com sutilezas, que desde o começo existia, assim, sem querer. Sem amarras, medos, inseguranças, travas, deveres, sem regras e obrigações, apenas nós. E juntos, éramos incríveis, e sabíamos disso. Esquecemos os protocolos, e nos conquistamos sem burocracias, e eu nem sabia que isso ainda era possível. Que continue assim. Obrigada por me mostrar isso.

Re-fez

     Te conheci. Te vi. Te enxerguei. Você me conheceu. Me viu. Me enxergou. Tirou minhas travas em dois segundos. Me fez me abrir e falar de coisas que eu nem sabia que teria coragem. Me fez te ouvir contando histórias com meu coração completamente aberto. Me ouviu, mas ouviu mesmo. Me fez perguntas, quis me conhecer a fundo. Me encontrou por de trás de tantos traumas. Quis saber deles, um a um. Me trouxe de volta ao amor que estava ali, sozinho, desanimado e desacreditado. Me fez ter frio na barriga. Me fez ter saudades em pouco tempo. Me fez tentar controlar minha ansiedade, porquê eu queria muito te ver remexendo meu lado interno por muito mais tempo. Viu duas de mim, a pessoa e a profissional, e admirou as duas sem muito esforço e questionamento. Me fez querer ficar, me fez não ter vontade de ir embora. Me fez querer dormir abraçado, coisa que eu sempre detestei, e ainda me acordou de manhã com tanto carinho que me deixou querer te ter comigo mais ainda. Me fez repensar minha vida como um todo, a cada vez que dizia estar apaixonado por mim. Fez com que eu me reencontrasse como mulher, pois outros fizeram eu esquecer o meu valor. Fez com que eu me sentisse linda de novo. Fez eu me sentir leve dentro de mim mesma, apenas por poder ser eu com você, e por poder soltar meu riso fácil quando eu simplesmente sentisse ele chegando. Fez eu querer te ter na minha cama. Fez eu querer te ter nos meus dias, do bom dia ao boa noite. Me refez, me recuperou, me reencontrou, dentro de mim, e eu quero apenas me perdurar aqui, no meu eu em um você, tão intenso e tão real, tão leve e tão conectado, mas sendo nós, sem mais nada além, sem nada para trás, só no presente e para frente. Obrigada por me achar. Continue sempre me procurando. 

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Carta para meu futuro amor

    Hoje me peguei pensando o quanto eu te espero com toda calma, (as vezes nem tanto) e com algumas expectativas já engessadas dentro de mim. Eu vivi tantas coisas na minha vida no quesito amoroso, mas nunca consegui desistir do amor, ou de achar que você existia e um dia iria me encontrar. Eu sei que meu lado romântica e que sonha em ter família, uma casa, filhos, cachorros, almoços de finais de semana em família, viagens, natais, ainda vai encontrar alguém que deseja o mesmo tanto que eu ter uma vida assim.
    Eu sei que mereço alguém que se apaixone perdidamente por mim, que me enxergue como eu realmente sou, e que eu possa ser eu mesma sem medos, sem receios, sem travas. Alguém que me encante, que eu admire, como ele me admirará também. Alguém que eu possa sentar e rir por horas, e conversar por mais horas ainda. Alguém que seja suficiente, que não precise de complementos entre nós para nos divertirmos. Alguém que entenda a importância do sexo na relação, e que se preocupe em me satisfazer assim como eu me preocuparei com ele também. Alguém que seja romântico e que faça eu me sentir amada, desejada e que sinta saudades de mim enquanto estamos longe um do outro. Alguém que ame viajar, e que faça planos futuros comigo para isso. Alguém que me acorde com carinho, e que queria ficar na cama comigo. Alguém que saia comigo e se divirta independente de onde estivermos. Alguém que acredite no amor, na paixão, no futuro, no destino, em mim, em nós. 
    To te esperando, pronta, de braços abertos, com o pé direito pronto para iniciarmos nossa história. Ta chegando?

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Casal em terapia

 Com certeza você já ouviu isso! No seu meio social, quantos homens fazem terapia e se orgulham de falar disso? E quantas mulheres fazem terapia e falam disso abertamente em uma roda de amigos? Infelizmente os homens possuem uma maior dificuldade de entender o processo terapêutico como algo necessário, e os números de pacientes do sexo masculino é quase sempre muito menor do que o feminino.

E dentro de uma relação, será que as situações mudariam caso ambos estivessem em terapia? Porquê será que ainda é considerado "coisa de louco" estar em um processo de auto conhecimento? Será que se auto conhecer traz medo, inseguranças, dúvidas, receios, diante de uma gama de descobertas que podem ser feitas?

Quando acontece uma situação desconfortável dentro de uma relação e eu a levo para minha terapeuta, ela me ajuda a entender todos os processos vividos para que aquilo ocorresse, desde os motivos, até os meus erros e os erros do outro. Ela me ajuda a absorver apenas o necessário, a entender de onde vem e o que fazer daqui para frente para que não se repita. Ela me ajuda a tomar decisões, a sair de situações em que as vezes, sozinha, eu teria uma maior dificuldade e demoraria muito mais tempo, estendendo sofrimento.

E se o meu parceiro também estivesse em terapia, sendo escutado, sendo amparado e ajudado, se entendendo e me entendendo, será que chegaríamos muito mais longe? Será que aprenderíamos a conversar melhor, a se colocar mais no lugar do outro, a entender mais as posturas do outro? 

Meu sonho seria que todo indivíduo pertencente a um casal estivesse na terapia, os processos seriam mais rápidos, menos dolorosos, melhor compreendidos, e nosso mundo ia ser bem mais fácil e maravilhoso! hahaha concordam comigo? 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Experiências com Ele

Tenho tido algumas experiências bem fortes com Deus me ouvindo e me respondendo, da sua forma. Essas experiências tem mexido comigo de uma maneira que nada havia mexido antes. A primeira experiência surreal, foi há 11 anos atrás. Eu estava em um acampamento da igreja católica, como campista, e meu namorado estava como infra estrutura. Em uma experiência no acampamento, o padre me chamou e o chamou, por já conhecer nossa história Um ano juntos, uma história de 7 anos de amizade. O padre e uma psicóloga nos convidaram para uma dinâmica. Pediram para o meu namorado se colocar de um lado de uma poça de lama, e me perguntaram do outro lado se eu gostaria de retirá-lo da lama. Naquele momento, enquanto todos cantavam "nada poderá me abalar" meu coração me dizia "não, não se suje de lama, você não precisa se sujar de lama para tirar o outro da lama em que ele se colocou. Você pode fazer isso de forma diferente, não precisa ser tão sofrido." Mas com tantos olhares virados á mim, uma menina de 18 anos, eu disse que sim, eu aceitava aquela missão. A lama dita, significava as traições que meu ex namorado cometia, as festas que ele ia, as saídas escondidas, as mentiras ditas, as bebedeiras, as drogas usadas com seus amigos escondido de mim. Mas eu o amava tanto, que eu topei tirá-lo dali. E me imundei de lama. Dos pés a cabeça, me vi suja, pesada, incomodada. E algo dentro de mim me falava para sair dali e me limpar, mas eu não conseguia, eu sentia que precisava ajudar. Ali, eu decidi que realmente era a psicologia que iria me guiar em minha vida. Eu tiraria pessoas de suas lamas, sem precisar me sujar delas, da forma correta, da forma em que eu não me fizesse mal. 

A segunda vez que ele falou comigo foi neste mesmo acampamento. Foi pedido para que acendêssemos uma vela, e que olhando para aquela vela nos despedíssemos de nossos familiares e amigos, pedindo perdão pelo que cometemos e nos livrando de qualquer dor e culpa. Eu olhava para aquela vela e pensava "Deus, eu não quero me despedir de ninguém, como eu peço perdão de outra forma?" E imediatamente minha vela se apagou. Vieram acendê-la novamente, e nada a deixava acesa. Comecei a refletir o que aquilo me respondia. E percebi que eu estava tendo a resposta. Peça perdão em vida filha, se encontre em vida, você só tem 18 anos. Se descubra antes de se despedir. E comecei ao invés de despedir da minha família, a programar meus próximos passos de vida a partir daquele dia. O que eu faria, quem eu ajudaria, onde eu me colocaria. Para quem eu tinha que pedir perdão, o que eu tinha que mudar, o que eu precisava agir diferente. E assim minha vela ficou acesa, até se derreter por completo, enquanto eu conversava com meu futuro eu. Descobrimos tantas coisas ali, fundamentais para que eu seguisse os passos que Ele havia feito para mim.

Minha terceira experiência, foi há 5 anos atrás. Meu ex namorado havia começado a namorar, uma menina muito bacana e estava feliz. Eu sofri muito com ele. Traições, falas abusivas, situações pesadas, e naquele momento eu não entendi porquê ele, que me havia feito sofrer tanto, havia encontrado alguém legal, e eu estava ali, sozinha, ainda em sofrimento por ele. Resolvi ir a igreja no dia, e estava tendo um grupo de jovens com o show da banda Rosa de Saron. Fiquei em um cantinho da igreja curtindo as músicas quietinha, e vi que o vocalista começou a olhar muito para mim. Comecei a ficar incomodada, até que ele me chamou no palco. Gelada, fui até ele, e ele tirou o microfone, me chamou pelo ouvido e me disse "Filha, tenho uma mensagem para você. Deus sabe que seu coração tem estado aflito por não se sentir merecedora e justa de amor. Mas ele me pediu para te dizer que você ainda vai encontrar muitos corações vazios nessa vida, você ainda vai ter uma missão de preencher esses corações, como o seu é preenchido. Apenas após essa missão você encontrará um coração preenchido como o seu. Não queira um coração vazio. Ele precisou tirar essa pessoa da sua vida colocando outra pessoa na vida dela, para que você conseguisse seguir o caminho que ele tinha trilhado para sua vida, pois você não o ouvia. Siga em frente com o coração tranquilo, seu caminho está pronto." Naquele momento eu tive uma certeza que eu nunca havia sentido antes, que Deus olhava por mim, e me cuidava, mesmo quando eu achava que não. Foi um misto de sensações que nunca havia sentido até então.

E esse mês, eu estava olhando o instagram de uma influencer digital, e me deparei com um comentário em uma das fotos de uma moça pedindo ajuda. Pedia ajuda de trabalho. Meus olhos se fixaram por ali uns segundos, e deixei pra lá. Fiquei angustiada com o pedido e retornei ao post. Cliquei no perfil da moça e enviei mensagem a ela. Ela imediatamente me contou que ela e a família estavam passando fome devido a pandemia, e que precisava de comida. E aí tudo começou. Ela era de Teófilo Otoni, meu amigo de lá estava lá, e ele e a família me ajudaram no processo. Compramos cesta básica, outros alimentos e eles conseguiram levar até a família, e ainda continuei os ajudando por um tempo até que ela se reestabelecesse novamente no seu trabalho.

E por aí vai.. e eu nem sei como agradecer mais o tanto que Deus sempre fala comigo de alguma forma, não é a toa que hoje me vejo em tantos voluntariados diferentes, sou muito grata por ele ter me escolhido nesse papel e nessa missão nessa minha vida terrestre.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Minha escrita

     


    Todos nós vivemos situações internas em que não sabemos como reagir á elas. Algumas situações e emoções nos deixam sem norte e sem conseguir decifrar o turbilhão de sentimentos que nos trazem. Costumo falar que cada ser humano tem a sua forma de extravasar quando está assim, e se você ainda não tem a sua te sugiro descobrir qual seria. Alguns vão para o lado da arte. Desenham, se expressam através de um simples lápis e uma folha em branco. Outros cozinham, outros dançam, outros tocam violão. Alguns escutam músicas, e se deixam sentir levar pelas melodias. Alguns pintam, costuram, fazem artes com as mãos. Eu escrevo. Desde os meus 14 anos, escrevendo nas minhas agendas escolares para ler na frente da turma como mensagens do dia. A escrita me traz o poder de conseguir expressar tudo que meu interno grita, mas as vezes tem medo de assumir. A escrita me falar reler o meu auto entendimento e me faz me auto conhecer. Me leva a lugares difíceis de serem acessados até mesmo em terapia. Me deixa verbalizar sentimentos sem coragem sem medo do julgamento de quem estará escutando. A escrita me deixa pedir perdão e me perdoar de atitudes falhas, me deixa aquecer o coração quando estou apaixonada e meu coração se estremece ao reconhecer esse sentimento. Ela me abre, me disponibiliza, me traz aceitação, me traz memórias, me traz verdades, doloridas e gostosas. Eu sento, e escrevo. Sem pensar muito, sem pensar demais, sem me questionar, apenas escrevo. Essas semanas me peguei inclusive escrevendo uma música, e comecei a compor. E através das minhas próprias palavras, vou me descobrindo, me entendendo, me aceitando, me realocando interiormente. E assim, pequenas letras me mostram quem eu sou, o que eu sinto, e me guiam para onde eu tenho que ir. Te incentivo a começar também, o seu próprio método de extravasar e se conectar com seu interior, seja ele qual for.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Amor Livre

     Pleonasmo. Ou deveria ser. Amor livre. Amor sem amarras, sem garras, sem medos, sem desesperos, sem inseguranças que não fazem sentido. Amor sem pudor, amor sem poder. Amor que colore, que tira do preto e branco. Amor real, amor apenas por amar, livre para ser reinventado. Amor com respeito, amor com carinho, amor com cuidado. O amor deveria ser a batida que balança apenas o coração, e não o corpo inteiro por receios. Amor que não segura, que deixa solto, mas que faz querer ficar. Amor que acaricia, que sente, que envolve, que quer querer. Não deveria ser tão difícil entendermos que amar vem de voar. Voar juntos, dançar juntos, planar juntos, alçar vôos diferentes e se encontrarem no final de cada vôo para dividir as experiências vividas. Respeito a individualidade, respeito ao espaço, mas desejo de compartilhar, desejo de estar, de ficar. É gratuidade, sem tempo para interrogações e dúvidas. É certeza, é vontade, é paixão. Eu clamo pela liberdade de amar, eu te desejo isso, eu me desejo isso. O amor é livre, e só os livres podem amar, pois ele é tão livre que ele pode, inclusive, permanecer. 



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Intensão de viver

    

    Intensidade. Viver com intensão. Intensão de se demonstrar o que quer, de se abrir sem amarras, de se permitir ter conexões. Conexões reais sem mentiras, sem jogos, sem precisar fingir ser algo que não é. Ser intenso é viver em busca, é querer encontrar. Encontrar a vida e as vivências que ela nos permite ter, mas que muitas vezes temos medo de vivenciá-las com intensidade. Encontrar o amor, a saudade, o desejo, a vontade. E também encontrar a dor, e quando entender que ela é necessária, acolhê-la. Hoje ser intenso nem sempre é bem visto, muito menos bem quisto, pela dificuldade em que o outro tem de acompanhar na mesma intensidade cada movimento feito por um intenso. E o intenso sofre, tendo que se pontilhar em cada linha que já havia sido traçada por ele. Cada pontinho vira uma angústia, um freio, um receio, uma insegurança. E as emoções continuam lá, sozinhas, esperando que alguém apenas pegue um lápis e junte esses pontinhos novamente em um traço só. E o intenso se cala, se abafa, se esconde, até que alguma outra alma intensa o encontre e o instigue a traçar a vida como sonha, como almeja, como deseja e acredita ser a melhor forma de viver, e não apenas de sobreviver.
Ser intenso é um dom, e não um defeito a ser trabalhado, apenas moldado para que possa ser visualizado e valorizado pelo intenso certo, e não desacreditado e desmoralizado pelos que acreditam ser sensatez. Intensão de viver todos temos, mas intensidade na vivência poucos sabem ter. Quanto maior a intensidade, maior o fluxo de energia pelo espaço. Quanta energia você deseja ter no seu?